Semana de Mobilização Pedagógica acontece até sexta-feira (26)

Criado em Sexta, 26 Janeiro 2018 13:48
Última atualização em Sexta, 26 Janeiro 2018 14:34

Como a universidade pode encarar o desafio de educar numa sociedade conectada em rede? Esse foi um dos questionamentos que o filósofo e professor José Antônio Saja trouxe para a palestra “Esburacando as certezas: Por uma nova compreensão sobre ensino e aprendizagem”, na abertura da Semana de Mobilização Pedagógica, evento que acontece até sexta-feira (26), no campus Paralela.

A abordagem feita por Saja no primeiro dia de evento, na segunda-feira (22), foi o ponto de partida para os outros temas presentes nas palestras, mesas redondas e oficinas da programação da Semana Pedagógica. “Nós professores temos que redefinir nossos papéis na sociedade e levar os questionamentos para dentro das salas de aula, incentivando os estudantes a refletirem sobre essas incertezas e transformações que estamos vivendo atualmente”, explicou o filósofo.

Além da palestra, outras atividades, como o I Colóquio: Estratégias Pedagógicas Inovadoras no Ensino Superior, abordaram a importância de enxergar de maneiras diferentes a metodologia usada com os estudantes e estabelecer a qualidade educacional como um diferencial no momento de formar profissionais de destaque no mercado.

Para o diretor da FTC Salvador, professor Edilson Barbuda, a participação dos docentes na Semana de Mobilização Pedagógica reflete em uma estratégia de ensino diferenciada, melhorando a rotina acadêmica. “O docente que participa do evento leva para a sala de aula as técnicas mais inovadoras que existem no mercado atual, na questão da aprendizagem. Esse profissional consegue enxergar, por meio das discussões, o que poder ser readequado e aplicado aos estudantes”, comentou.

De acordo com a Assessora Pedagógica, Mariana Soledade, a participação dos professores no evento é essencial para que a Instituição consiga alcançar o seu objetivo de seguir imprimindo qualidade ao ensino superior. “O evento propicia justamente para esses profissionais experiências não só vivenciais, mas conceituais e pedagógicas para que eles se construam como docentes”, explica Mariana, que trabalha juntamente com Lúcia Coimbra e Rodrigo Sampaio na Asped FTC Salvador, junto ao Núcleo de Qualidade Acadêmica da Rede FTC.

Com a visão de quem participa da Semana Pedagógica também como professor do curso de Psicologia, Rodrigo Sampaio, afirmou que o conteúdo ofertado durante a atividade traz novas perspectivas aos docentes. “O evento tem esse intuito de informar e conscientizar todos nós profissionais da educação. Logo, o professor que participa tem a oportunidade de discutir sobre como podemos trabalhar de maneira mais efetiva dentro da sala de aula, exercendo uma docência mais crítica e reflexiva”, pontuou.

Rede FTC Todos os direitos reservados
. Acesso Rápido